Aqui você encontra dúvidas comuns sobre rochagem, caso não encontre a resposta que procura fique a vontade para nos chamar no Whatsapp, teremos satisfação em ajudar.

O pó de rocha substitui o fertilizante químico?

O pó de rocha otimiza o uso do fertilizante químico, isto é, diminui-se a dosagem do fertilizante químico e coloca-se pó de rocha e mantendo a mesma eficiência na lavoura. Nesse sentido podemos dizer que o pó de rocha substitui sim, em partes, o uso de fertilizantes químicos. A princípio não é recomendado o abandono total do fertilizante químico, essa substituição total pode ocorrer sim, de forma gradual quando há alto controle técnico de fertilidade por meio de análises e uso de outros pós de rocha ou suplementos de outros locais. 

Para alguns casos o produtor rural opta por não utilizar nenhum tipo de fertilizante químico, essa decisão é tomada com base nas várias análises de solo de sua área tenta-se aproveitar ao máximo a fertilidade que já está no local. Além disso recomenda-se a associação a outros tipos de pó de rocha, originário de diferentes locais, fazendo “blends” e outros recursos como Fosfato Reativo Natural e Gesso.

Quanto tempo leva para disponibilizar os nutrientes para a planta?

Os nutrientes são disponibilizados para as plantas em média com 90 dias depois de aplicado. Esse tempo depende muito da umidade e microbiologia do local, quanto mais saudável estiver o solo antes da aplicação, ou seja, quanto mais microrganismos (bactérias, fungos, protozoários) estiverem no solo mais rápido será. São os microrganismos na solução aquosa do solo que disponibilizam os nutrientes que a planta necessita.

Já apliquei pó de rocha 1 vez, com quanto tempo devo reaplicar e qual a dosagem?

A primeira aplicação de pó de rocha é que vai ter a maior dosagem, depois esta dosagem diminui até se tornar constante ao longo do tempo. Em relação ao tempo de reaplicação tudo é dependente das análises químicas do solo e como este reagiu em sua disponibilidade de nutrientes. O que geralmente vem ocorrendo em cultivos anuais é aplicar a primeira vez em maior dosagem depois aplicar uma dosagem menor de 2 em 2 anos.

Como faz a aplicação do pó de rocha na lavoura?

O pó de rocha é aplicado como calcário, pode se usar o lançador de calcário de disco ou por gravidade.

Depois que aplicar tem que incorporar ao solo?

Não é necessário nem recomendado.

Tem algum nutriente no pó de rocha que pode ser prejudicial ou causar contaminação?

Os elementos, Arsenio, Cádmio, Mercúrio e Chumbo são potencialmente tóxicos e por lei tem limites de concentração para sua aceitação. Todo remineralizador com registro, já tem esses elementos dentro dos limites aceitáveis. Todos os remineralizadores comercializados pela Rochagem Brasil têm registro.

Qual a granulometria que eu posso aceitar?

O remineralizador de solo precisa, por lei, passar para padrões mínimos: 100% na peneira 2,0 mm; 70% na peneira 0,84 mm e 50 % na peneira 0,3 mm.

Substitui o Calcário? Pode ficar sem aplicar calcário?

O remineralizador de solo não substitui o calcário.

Como é feito a aplicação em cana?

Soqueira. Recomendamos assistir aos vídeos e conteúdos em nossa plataforma parceira Agrobizão.

Como é feito a aplicação em citrus?

Soqueira. Recomendamos assistir aos vídeos e conteúdos em nossa plataforma parceira Agrobizão.

Qual a diferença do pó de rocha e do remineralizador?

No meio agrícola não há diferença, pode ser chamado por qualquer um dos nomes. Entretanto é valido lembrar que pó de rocha, para a indústria da construção é um material mais grosseiro e não há preocupação com os nutrientes. Para evitar qualquer confusão recomendamos chamar de remineralizador de solo, pois por lei já está englobando uma granulometria e nutrientes mínimos. 

Não encontrou o que procurava?

Sinta-se a vontade para falar conosco e tirar todas suas dúvidas sobre rochagem.